Informações

Carga horária e Período
56 horas distribuídas em 6 módulos ao longo de 10 semanas, no período de 02/08 à 08/10/2007.

Modalidade de Ensino
A Distância. Todas as atividades de ensino serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, pela Internet, com a utilização dos métodos e princípios da EaD.

Público Alvo
Professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Objetivo
Capacitar professores do ensino Médio e Superior para uma prática de avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista.

Justificativa
A avaliação da aprendizagem tem sido utilizada pela maioria dos professores como um processo de verificação  de conteúdos aprendidos pelos alunos.
Dentro de uma perspectiva construtivista devemos redefini-la para que ela assuma o seu papel nos processos de ensino e de aprendizagem.
A proposta busca divulgar a avaliação como um processo de construção do conhecimento, instrumentalizando o professor com técnicas variadas para aplicá-la em diferentes momentos do processo de ensino e de aprendizagem.

Professor Formador
Yeda Maria Alves Guimarães, Mestre em Comunicação e Cultura- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2001, Especialista em Ciências Gerenciais na área de Educação – UBM- 1999, Especialista em Docência Superior – 1986 – Faculdades Dom Bosco- Resende – R.J , graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Magistério – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Barra Mansa –1976, e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda – 1983.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Barra Mansa – 1981. Coordenadora do Núcleo Pedagógico do UBM desde 1996- Professora de Didática desde 1991 no Centro Universitário de Barra Mansa, Professora de Comunicação e
Educação no Curso de Pedagogia – UBM  2000 a 2004, Professora de Prática Pedagógica na Educação Contemporânea no curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional – UBM, Professora de Capacitação de Professores em Avaliação da Aprendizagem, EAD – UBM.

Pré-requisitos
Acesso à Internet (páginas WWW)
Noções básicas de editor de texto Word
Ter endereço de e-mail

Certificado
O aluno receberá certificado de extensão de 56 horas, ao completar o curso com aproveitamento e participação de 70% da carga horária.

Metodologia
O curso será desenvolvido totalmente a distância, durante 10 semanas, no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. A construção do conhecimento será efetivada através de ferramentas que possibilitam a interatividade como: Atividades, Material de Apoio, Leituras, Fóruns de Discussão, Correio, Grupos, Perfil, Portfólio, etc.
O aluno deverá dedicar no mínimo, 4 horas semanalmente ao estudo, para efetivar o processo de aprendizagem.

Abertura das inscrições: 16/07/07
Inscrições até 11/08/07
Investimento: R$ 120,00 (3 x R$ 40,00)
OBS: opção de parcelamento somente para inscrições realizadas na Pró-reitoria Comunitária.
Vagas: mínimo 20 – máximo 50

Informações e inscrições:
Pró-reitoria Comunitária
UBM Campus Barra Mansa (24) 3325 0262 / 3325 0273
UBM Unidade Cicuta (24) 2102 0222 - Ramal 262
Site www.ubm.br