APRESENTAÇÃO

A ideia deste ebook nasceu da necessidade de abrir espaço para a publicação das pesquisas e de relatos das práticas do cotidiano das formações oferecidas pelo UBM. A partir desse desejo de divulgar os resultados de iniciação científica e das pesquisas existentes nos cursos de graduação e nos Núcleos de Pesquisa é que o Centro Universitário de Barra Mansa, desde 2018, oferece à comunidade interna o primeiro Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica. Como resultado desse evento tem-se aqui produções científicas, de nossos jovens graduandos, organizadas por área de conhecimento: Ciências Sociais/Artes, Engenharia e Saúde. Este ebook trata-se da compilação de artigos, resumos expandidos e relatos de experiência da área de Engenharia . Em relação aos textos publicados aqui, optamos pela manutenção de estilo de escrita dos acadêmicos em função de termos como principal objetivo o fomento a essas produções e, como incentivo, a sua publicação. Esperamos contribuir significativamente para o processo de sistematização e produção de conhecimento em cada leitor, pois entendemos que os diferentes textos apresentados podem trazer diversas linhas de pensamento e pareceres a respeito de assuntos variados. Coordenação de Pesquisa


COMISSÃO CIENTIFICA DO SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Adilson Pereira
Prof. Dr. Alfredo Nazareno Pereira Boente
Prof.ª Dr.ª Ana Cristina dos Santos Malfacini
Prof. Dr. André Luiz Faria Couto
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Prof.ª Dr.ª Carla Gorni
Prof. Dr. Dener Martins dos Santos
Prof. Dr. Evandro Toledo G. Stutz
Prof.ª Dr.ª Janaína da Soledad Rodrigues;
Prof.ª Dr.ª Lara Nogueira Silenciato
Prof.ª Dr.ª Nathália Miranda Coutinho
Profa. Dra. Milene Santiago Nascimento
Prof.ª Dr.ª Neide Mara Menezes Epifânio
Prof.ª Dr.ª Patrícia Luciene da Costa Teixeira;
Prof. Dr. Pedro Luis Millen Penedo
Prof. Dr. Rafael Rener
Prof. Dr. Roberto Carlos Sales
Prof. Dr. Roberto Laureano Melo
Prof. Dr. Rubens dos Santos Guimarães
Prof. Dr. Victor Maximiliano Reis Tebaldi
Prof. Dr. Vladimir Lopes de Souza


COMISSÃO ORGANIZADORA DO VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA – 2023

Coordenador de Pós-graduação e Pesquisa
Prof. Msc. Ricardo Alves Said

Secretárias do VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM - 2023
Edelquim Maria de Lassalete Faria Gavião
Milene Aparecida Oliveira da Silva

Suporte Tecnológico
Núcleo da Tecnologia da Informação

Responsável pelo Open Journal Systems
Sérgio Luís de Aguiar

Projeto Gráfico e Transmissão nas Redes Sociais
Assessoria de Marketing e Comunicação


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


1 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
A Comissão Organizadora do Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes nessas normas, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:

• Sessão de pôsteres
• Apresentações orais (artigos científicos)
• Relatos de experiências
• Vídeos
• Sessão de Atividades Culturais

1.1 PÔSTER
Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido, que deverá ter 5 páginas. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.
Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição).
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento. Observação: O Pôster em formato de 1,20 m de altura x 0,90 m de largura só será confeccionado se o Seminário for realizado presencialmente, na apresentação em meio remoto não será necessária sua confecção.

1.2 ARTIGO CIENTÍFICO
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 e justificado. O artigo deverá conter de 10 a 15 páginas e o espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:

• Título
• Autores e e-mail
• Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
• Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
• Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
• Resumo
• Palavras-chave
• Abstract
• Keywords
• Introdução
• Desenvolvimento: Seções, podendo haver subseções.
• Considerações Finais
• Referências
• Agradecimentos (caso haja)
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

1.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho. O relato deve ter entre 05 e 10 páginas. O relato de experiência terá as seguintes informações:

• Título
• Autores e e-mail
• Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
• Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
• Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
• Resumo em língua portuguesa
• Introdução
• Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão)
• Conclusão
• Referências:
• Apêndices: elemento opcional
• Anexos: elemento opcional
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

1.4 VÍDEOS
Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:
• Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
• Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
• Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (pendrive e outros)

1.5 SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS
As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração. Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.



EDIÇÕES

















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E-mail: pesquisa@ubm.br
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