O Curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa tem o orgulho de apresentar a sua Revista do Direito, criada pela Coordenação do Curso e gerenciada a partir de 2020 pelo Núcleo de Pesquisa em Direito e pela Coordenação da Pesquisa.
Nossa revista consolida-se como um veículo para disseminar o conhecimento científico na área jurídica, nos idiomas português e inglês, e é editada anualmente.
Editora Executiva: Profa. MSc. Camila Monteiro Machado Duarte
Editora Técnica: Profa Doutoranda Ana Maria Dinardi Barbosa Barros
Editora Layout: Marketing do Centro Universitário de Barra Mansa
Reitor do UBM
Mario Silas Ferraz Chaves
Presidente da Mantenedora – SOBEU
Pró-Reitora Comunitária do UBM
Maria Apparecida de Athayde Cruz
Pró-Reitor Acadêmico – UBM
Conselheiro Secretário da Mantenedora – SOBEU
Haroldo de Carvalho Cruz Junior
Diretora Acadêmica - UBM
Profa. MSc. Sheila Rodrigues Dias Filgueiras
Coordenadora de Pesquisa – UBM
Profª Drª Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves
Coordenadora do Curso de Direito
Profa. MSc. Marlene Terezinha Iusten Novak
A Revista do Direito está vinculada ao Curso de Direito e à Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário de Barra Mansa sob o ISSN 2238-7390 e foi criada no formato virtual, com o objetivo de divulgar o conhecimento e os estudos pertinentes à área jurídica.
A Revista tem como missão criar um espaço de debate acadêmico, com vistas à excelência da produção científica, seu acesso é livre e gratuito, permitindo assim que o seu conteúdo esteja ao alcance de todos.
São publicados um número por ano, sendo, portanto, sua periodicidade anual, com um número que compreende os meses de janeiro a dezembro. A Revista pública 10 artigos por ano, estando aberta para artigos de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros.
A linha editorial da Revista Cientifica do Curso de Direito é Direito, Desenvolvimento e Cidadania. A Equipe Editorial da Revista de Direito do UBM informa que o recebimento de artigos é continuo.
Profa. MSc. Camila Monteiro Machado Duarte
Profa. Doutoranda Roberta Aline Oliveira Guimarães
Prof. Especialista José Renato Amirat Bettinelli Borges de Carvalho
Prof. Doutorando Thomaz José Portugal Coelho e Santos
Profa. Dra. Luciana de França Oliveira Rodrigues
Profa. MSc. Marlene Terezinha Iusten Novak
Profa. Doutoranda Ana Maria Dinardi Barbosa Barros
O envio de artigos para a Revisto do Direito deverá ser feito por meio do e-mail: revista.direito@ubm.br
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Para fazer o download do template, selecione o formato desejado:
Clique aqui para realizar o download do template em PDF.
Clique aqui para realizar o download do template em WORD.
Só serão avaliados artigos submetidos dentro do modelo.
Os artigos obrigatoriamente devem estar relacionados com as temáticas do Direito e enviados por meio do e-mail.
Os trabalhos devem atender às disposições especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 6022, para preparação de artigos em publicações periódicas; NBR 6023, para elaboração das referências; NBR 10520, para citações em documentos; NBR6028, para apresentação dos resumos; NBR 14724 nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos).
Os artigos deverão estar em word (ou editor de texto) de acordo com o template e ter a seguinte formatação:
Título em Inglês, abstract e keywords são de apresentação obrigatória.
A revisão do texto, nos idiomas escritos, é de inteira responsabilidade dos autores, não sendo permitido tradução automática. Caso seja identificada tradução automática, o artigo será rejeitado.
Quanto ao uso de siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem apresentar a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).
Quanto ao uso de siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem apresentar a forma comO uso de notas de rodapé deve ser limitado ao mínimo indispensável e se limitam às notas explicativas.
Ao final do texto será necessária a apresentação das referências, com indicação em ordem alfabética das fontes utilizadas pelo autor, alinhadas à esquerda com espaçamento simples e de acordo as especificações da NBR 6023.
Os campos com nome do autor ou autores, instituição a que encontra-se vinculado, e-mail e biografia são de preenchimento obrigatório e deverão ser inseridos em nota de rodapé.
Uma vez aceito o trabalho, os autores receberão uma notificação e terão prazo de até 15 dias para devolvê-lo com as possíveis alterações que se façam necessárias.
Todas as diretrizes acima descritas são obrigatórias e o descumprimento acarretará na rejeição do manuscrito.
Os artigos recebidos são submetidos a análise do Conselho Editorial da Revista quanto à linha editorial e sua adequação aos critérios formais constantes na chamada. Sendo o trabalho considerado como relevante para a comunidade e atendidos os critérios, os manuscritos serão encaminhados para o processo de avaliação.
A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista.
A Comissão da Revista é soberana quanto a seleção e o aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas.
A Revista reserva-se no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista.
O Conselho Editorial da Revista possui autonomia para publicação de artigo de pesquisadores convidados.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
Na identificação de plágio (Art. 184 do Código Penal) o manuscrito será rejeitado.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.