Decidir qual faculdade fazer é um assunto que tira o sono de muita gente, não é mesmo? Enquanto alguns parecem ter nascido para determinadas carreiras, a maioria ainda sofre com as incertezas sobre qual profissão seguir. Por isso, ter cautela e pesquisar com cuidado sobre cada uma é importante para conquistar o tão sonhado sucesso profissional. Confira algumas dicas:
Liste suas habilidades
Você sabe o que gosta de fazer e quais são suas habilidades? O primeiro passo é começar fazendo uma lista com as matérias que você mais gosta de estudar e refletir sobre o que você sabe fazer bem. Dessa forma irá encontrar um caminho para pensar em qual profissão seguir.
Pesquise sobre a profissão e o mercado de trabalho
Informe-se sobre as carreiras com as quais você se identifica. Pesquise o tipo de curso (bacharelado, licenciatura, tecnológico), veja como anda o mercado de trabalho e as possíveis áreas de atuação. Além disso, conversar com profissionais que já estão no mercado pode ajudar a descobrir aspectos positivos e desafios daquela carreira na prática.
Escolha com calma sua profissão
Não deixe para decidir qual carreira seguir na hora de se inscrever para o vestibular. Pesquise, estude e busque conhecer melhor sobre sua área de interesse. Mesmo que você possa mudar de carreira no futuro, não vale a pena perder tempo fazendo um curso que você não gosta ou não se identifica.
Analise as grades curriculares
Os testes vocacionais podem dar um caminho a seguir, porém, mesmo assim, algumas dúvidas costumam aparecer. Dessa forma, pesquisar o que cada curso de graduação oferece, sua grade curricular e as disciplinas específicas podem ajudar a decidir se quer ou não.
Verifique se a instituição tem o credenciamento do MEC
É muito importante conhecer a instituição em que pretende fazer a faculdade e, principalmente, verificar se ela possui o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). Saber se o curso escolhido está autorizado a ser ministrado pela universidade também é muito importante na hora dessa escolha.
Escolher uma profissão só depende de você
É comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com o curso. Esses casos ocorrem justamente porque, na maioria das vezes, a escolha foi feita por influência de outras pessoas. Por isso, na hora de escolher um caminho, não se deixe levar por algum tipo de influência. Lembre-se: escolher a profissão certa tem mais a ver com quem você é do que com o cenário em que você se encontra. Dessa forma, invista naquilo que você gosta.