Com alguns cuidados, mudar de cidade para começar uma graduação pode ser um grande passo na construção da sua carreira
Com o fim de ano, as universidades dão inicio às inscrições para os vestibulares e os estudantes já começam a se preparar para essa nova etapa da vida. Porém, nem sempre o curso desejado é próximo de casa. Então, o vestibulando começa a pensar se realmente vale a pena se inscrever em uma faculdade longe de sua cidade.
Esse é um desafio muito comum entre os estudantes e muitos não veem outra opção a não ser se mudar. E, como toda mudança, é um processo que deve ser feito com cautela, analisando as diversas possibilidades para que se possa aproveitar os próximos anos da melhor forma.
Se você se identifica com esse perfil, este texto tem dicas certas para ajudar você a passar essa fase sem grandes preocupações e, finalmente, começar o curso dos sonhos. Confira!
Informe-se
Busque todas as informações necessárias antes de decidir qual faculdade irá escolher. Você deve analisar detalhes essenciais, como:
- moradia próxima ao campus, como repúblicas, alojamentos, por exemplo. Isso facilitará sua locomoção;
- caso não queira ou precise morar no local, verifique se há ônibus ou algum transporte alternativo – e não se esqueça de fazer as contas de tempo do trajeto e valores;
- informe-se também sobre o mercado de trabalho na cidade, pois ter um emprego irá ajudar nas despesas do dia a dia.
Visite a cidade e a faculdade
Chegar a um novo local sem conhecer nada é um tanto desconfortável. Por isso, procure saber um pouco mais sobre a cidade onde irá estudar. Pesquise sobre os pontos turísticos, comércio, atrações e demais informações úteis. Isso faz com que se familiarize bem mais rápido com a nova rotina que terá.
Organize suas finanças
Independente se terá ajuda de sua família ou não, ter uma organização pessoal das contas ajudará com que seu sonho de mudar se torne possível e não saia tão caro. Defina quanto você gastará pagando aluguel, água e luz, alimentação, transporte, cursos e lazer. E nunca se esqueça de separar um dinheiro para emergências!
Mantenha contato com a família
Mesmo estando distante de seus familiares e amigos, é sempre bom manter o contato frequente. O apoio deles irá te ajudar a se manter firme durante toda essa jornada, tanto nos momentos de alegria como nos desafios que você irá enfrentar.
Depois dessas dicas, você já sabe quais são alguns dos principais itens que podem te ajudar a avaliar o período de estudos longe de casa. Acima de tudo, o grande segredo para se sair bem estudando em outro local é se informar bastante antes de tomar qualquer decisão. Assim, você poderá focar totalmente na sua formação e não deixará que alguns quilômetros sejam um empecilho.