Anualmente o curso de Ciências Contábeis do UBM presta atendimento à comunidade auxiliando no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Os atendimentos são abertos a qualquer pessoa física. Os interessados devem procurar NAF – Núcleo de Apoio Fiscal e Contábeis. Os cidadãos que utilizarem dos serviços prestados, deverão doar um quilo de alimentos não perecível que será destinado para casa de repouso dos idosos.
Principais documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023
Informações gerais sobre o contribuinte e seus dependentes
· Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
· Endereços atualizados;
· Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física;
· Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
· Informes de rendimentos de instituições financeiras, como bancos, bancos digitais e corretoras de valores e de investimentos;
· Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore, distribuição de lucros;
· Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis;
· Informes de outras rendas recebidas em 2022, como doações, heranças e pensão alimentícia;
Outras informações sobre bens, imóveis e contas do contribuinte, como:
· Para imóveis: data de aquisição, área do imóvel, inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
· Para veículos, aeronaves e embarcações: número do Renavam e/ou registro no órgão fiscalizador correspondente;
· Para contas correntes e aplicações financeiras: CNPJ da instituição financeira, agência e conta.
Documentos relacionados à renda (do contribuinte ou de dependentes)
Dados do Carnê-Leão para importação na Declaração do IR;
Informes de rendimentos de programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana.
Documentos referentes a bens e direitos.
· Documentos que provem a compra e venda de bens e direitos em 2022;
· Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda e boleto do IPTU de 2022;
· Documentos que provem a posição acionária em uma empresa, se aplicável;
Documentos relacionados a pagamentos e deduções efetuadas
· Recibos ou informes de rendimentos de plano ou seguro de saúde (com CNPJ da empresa emissora e indicação do paciente);
· Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional e indicação do paciente) – recibos, notas fiscais, extrato do plano de saúde que evidencie os gastos;
· Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora e indicação do aluno);
· Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);
· Recibos de doações feitas.
Documentos relacionados a dívidas e ônus
· Informes e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no ano passado. Mas, atenção: nem todo mundo que teve dívida precisa deste documento, apenas se a quantia devida for maior do que R$ 5 mil. Também não é necessário declarar dívidas de financiamento imobiliário, bens adquiridos por consórcio e dívidas de atividade rural;
Horário de funcionamento:
Terças-feiras das 15h às 17h30
Quartas-feiras das 18h às 21h
Prédio: 3, sala 305.
Início dos atendimentos 21/03/2023.
Localização: Centro Universitário de Barra Mansa