Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica visam garantir a recuperação das nascentes na cidade
Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa, o Instituto Nissan, a ONG Mokiti Okada, os Supermercados Bramil e a Igreja Adventista, o distrito de Floriano, em Barra Mansa, irá receber o plantio de 10 mil mudas nativas da Mata Atlântica. A iniciativa contempla um projeto de regeneração de nascentes e, por meio de atividades de estágio, alunos do curso de Biologia do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – também estão envolvidos, com a supervisão de um dos professores do curso, Leandro de Almeida Amado, que trabalha na ONG.
A ação acontece neste domingo (13), às 9h, integrando o Projeto Barra Mansa + Ecológico e Sustentável.
De acordo com o gerente de Reflorestamento, Ricardo Turbay Soares, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em entrevista para a Prefeitura de Barra Mansa, o foco do plantio é a recuperação das nascentes visando à garantia da oferta de água em quantidade e qualidade.
“O plantio será realizado nas propriedades rurais numa extensão de 10 hectares. Isso significa que em um curto espaço de tempo as árvores vão captar o gás carbônico da natureza e produzir o oxigênio tão vital para os seres humanos. Vale lembrar ainda que as árvores absorvem a água do solo sendo um instrumento importante para o ciclo da água que promove a vida”, declarou.