Com crescimento dos modelos de negócio digitais, tendência é investir em gestão dos dados, inteligência artificial, machine learning e computação na nuvem
A grande quantidade de informação e de dados gerados todos os dias fez com que a informatização de diversos processos acontecesse, desde os mais simples até os mais complexos. Hoje, uma única venda pode ocorrer de forma inteligente: muitas vezes com apenas um toque todos os dados e preferência do cliente estão disponíveis para o fornecedor.
Ao acompanhar as transformações da revolução digital, o mercado de trabalho também teve que se adaptar às necessidades da sociedade, que agora respira dados e também trabalha com eles. Voltado para a área de programação, banco de dados e tecnologias similares, os cargos apontados como profissões do futuro já estão próximos de se tornarem do presente e envolvem, em sua grande maioria, a tecnologia.
Segundo um estudo recente do Center for the Future of Work, a Cognizant, empresa de tecnologia da informação americana, divulgou uma lista com as 21 profissões do futuro. Entre elas, as atividades ligadas a banco de dados marcam forte presença. Posições como cientista e detetive de dados e profissionais de cibersegurança, por exemplo, estão em destaque por conta dessa grande onda de dados – que precisa ser gerenciada de forma inteligente.
No sul fluminense, para acompanhar esse cenário, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – passa a oferecer a pós-graduação em Tecnologia e Projeto de Banco de Dados, que foi criada como resposta à crescente necessidade do mercado nesta área. O curso propõe preparar um profissional que irá garantir que todos os dados gerados nas companhias, empresas e diferentes setores estejam sempre disponíveis e sejam acessados com o máximo de performance. Atualmente, ainda há empresas que buscam investir em banco de dados, porém ainda não conhecem, ao certo, ou não encontram o profissional ideal para a tarefa.
Além disso, a formação abre as portas para profissões que, hoje, ainda não existem, mas que surgirão devido a esta constante evolução. A turma tem início previsto para março de 2020 e mais informações podem ser obtidas neste site.