Novos gestores, Bruno Lemos e Vinícius Neves têm a missão de reestruturar o Centro Universitário de Barra Mansa
O Centro Universitário de Barra Mansa anunciou uma nova gestão para reverter a crise da instituição. A ideia é unir a gestão acadêmica e administrativa em busca de melhores resultados. A nova gestão é capitaneada, desde fevereiro, pelo novo Reitor, o professor Bruno Lemos, e o economista e consultor Vinícius Neves. Em pouco espaço de tempo os novos gestores conseguiram reestabelecer o pagamento dos salários, além de melhorias na infraestrutura e o restabelecimento de antigas parcerias. As ações são consideradas fundamentais para a recuperação da credibilidade do Centro Universitário, agora Nova UBM.
A escolha da dupla não foi aleatória. Os dois têm experiência na resolução de cenários complexos. “Atuamos em cenários de empresas que se encontravam em situações de alta complexidade. Melhoramos diversos aspectos dessas empresas, desde a área financeira, passando pela melhoria das áreas acadêmicas e de gestão. Já fizemos isso em outras organizações e vamos também fazer na Nova UBM”, lembra o consultor Vinícius Neves.
Além da experiência administrativa, Bruno Lemos e Vinícius Neves são barra-mansenses, têm a exata noção da importância do Centro Universitário de Barra Mansa para a cidade e todo o Sul Fluminense. O novo Reitor estudou toda educação básica no antigo Colégio Sabec e fez sua primeira graduação e pós-graduação no UBM. Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ, possui Mestrado em Educação Matemática pela Univassouras, além de Pós-Graduação em Educação Matemática. Ele é formado em Matemática e Engenharia de Produção.
Vinícius Ferreira Neves é economista com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ e especialização em empreendedorismo pela Universidade de Babson, em Boston, nos Estados Unidos. Ele possuiu mais de 20 anos de experiência em multinacionais e, desde 2012, é sócio fundador da Meta Controladoria, empresa de consultoria em gestão administrativa e financeira de empresas.
Bruno Lemos explica que a Universidade de Vassouras, a despeito de muita coisa que vem sendo dita, não comprou o UBM. “O que há de concreto é um memorando de entendimentos firmado com objetivo de avaliar a viabilidade econômica financeira da aquisição do UBM pela Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora da Universidade de Vassouras. Neste momento, a Univassouras, por meio de acordos específicos, colabora para a melhoria de indicadores acadêmicos da Nova UBM”.
Lemos esclarece que não aconteceram demissões em massa no processo de retomada do Centro Universitário de Barra Mansa. “É importante esclarecer que principalmente quando se trata do corpo docente, sempre acontece de alguns professores se desligarem da instituição por não possuir horário disponível ou até mesmo por não ter a oferta de sua disciplina naquele semestre. Então uma flutuação no quadro de professores é completamente natural na mudança de cada semestre e principalmente na mudança de ano. Nossa filosofia é reestruturar com o pessoal que já está na casa. Ao que me recordo não aconteceram mais que cinco demissões durante todo esse processo”.
A dupla deixa claro que não há caça às bruxas no processo. “Nossa política é a de manter o máximo possível de pessoas em suas atividades. Quando assumimos a gestão, tivemos a grata surpresa de encontrar muitas pessoas altamente qualificadas em suas funções. Não foi possível manter todos, alguns tiveram que continuar apenas como professores e outros poucos, como já dissemos, foram desligados. Porém mantivemos a maior parte das pessoas em suas funções”, afirma Vinícius Neves.
Os antigos mantenedores concordaram em se afastar de seus cargos no UBM. Eles permanecem apenas como mantenedores da SOBEU e não fazem mais parte da gestão acadêmica ou administrativa. “É importante esclarecer que a constituição de instituição de ensino superior, mantida por pessoa física ou jurídica (mantenedor), está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), embasado na Constituição Federal de 1988. Entretanto, isso não implica em ser “dono” da instituição. Portanto, o papel do mantenedor nesse contexto é o de prover estrutura administrativa e financeira à instituição mantida, sendo também responsável por fornecer os recursos materiais e humanos indispensáveis ao bom funcionamento das atividades educacionais”, informa Bruno Lemos.
Na Nova UBM as aulas estão a pleno vapor. Os veteranos começaram o semestre em 6 de fevereiro. Os calouros, no dia 27 do mesmo mês. O novo reitor comemora. “Estamos com 100% das aulas teóricas e práticas, incluindo as aulas do Novo Colégio UBM, ocorrendo normalmente. Conseguimos inclusive abrir novas turmas em praticamente todos os cursos, o que é uma grande vitória, considerando ainda o cenário atual da economia brasileira”. O Novo Colégio UBM conta com total apoio da nova gestão. Novos professores foram contratados e antigas parcerias, restabelecidas. “Estamos estudando a implantação de uma nova proposta pedagógica, buscando parcerias e investindo na infraestrutura. Contratamos também uma das melhores diretoras do Sul Fluminense, a pedagoga Eliane Fajardo Chiesse, que está realizando um trabalho de primeira linha no colégio”, comenta Bruno Lemos.
Próximos passos – A ordem na Nova UBM é seguir com a reestruturação. Buscar novas parcerias, aumentar o quantitativo de alunos, implantar novos serviços e perseguir a otimização dos custos. A nova gestão está otimista. “Podem ficar tranquilos que vem muita coisa boa para o ano de 2023. Muito em breve anunciaremos mais avanços da Nova UBM”.
Bruno Lemos reitera a importância do Centro Universitário de Barra Mansa para toda a região. “É importante todos entenderem que a Nova UBM é um espaço democrático, onde o debate de ideias é privilegiado e a Ciência é celebrada. É também fundamental que toda sociedade barra-mansense e de cidades do entorno, entendam que a Nova UBM é a casa de todos e que estamos totalmente abertos a novas parcerias, propostas, visitas, convites e tudo mais que puder nos envolver com a sociedade local. Os serviços prestados pela Nova UBM à sociedade brasileira e barra-mansense em específico, não terminam quando o aluno conclui o curso de graduação. Muitas pessoas nem sabem, mas também podem fazer aqui, cursos rápidos (chamados também de curta duração), pós-graduação (aliás temos diversas em oferta) e podem também contratar diversos serviços, como os prestados na Clínica Veterinária, na Clínica de Psicologia, na Clínica de Estética e até mesmo em alguns casos, na sublocação de espaços para empresas. A Nova UBM faz muitas coisas e irá continuar dando diversas contribuições à comunidade local e sociedade brasileira. Estamos falando de uma instituição de mais de 60 anos de existência, que já formou juízes, promotores, advogados, professores, médicos veterinários, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, jornalistas e tantos outros profissionais que é impossível citar todos. O que podemos dizer é: ‘Venha para Nova UBM e seja feliz, tanto quanto estamos felizes em estar aqui’”.