Serão 350 bolsas divididas em dois projetos: 50 delas integrais (100%), voltadas exclusivamente para alunos do curso de Música e outras 300 bolsas de 50%, distribuídas em todos os cursos de graduação em oferta.
O reitor da Nova UBM, Bruno Lemos, se encontrou nesta terça-feira (31) com o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e com o secretário municipal de Educação, Marcus Barros, para apresentar o novo plano de bolsas de estudo da instituição.
Ao todo, serão disponibilizadas 350 bolsas de ensino a alunos que desejem cursar o ensino superior, divididas em projetos distintos. De acordo com Bruno Lemos, o projeto de reestruturação da Nova UBM, que aconteceu ao longo deste ano, permitiu a volta das bolsas filantrópicas, que estarão disponíveis para o próximo ano letivo.
Intitulado ‘Eu, Cidadão Sul Fluminense’, o programa prevê a cessão de 300 bolsas de estudo, de 50%, voltadas para todos os cursos disponíveis pela instituição. Outras 50, de 100%, são exclusivas para alunos do curso de Música.
“O ‘Eu, Cidadão Sul Fluminense’ é voltado para todos os moradores da região, desde que atendam os critérios que estão no edital disponível no site”, explicou o reitor da Nova UBM, acrescentando que o edital para as bolsas integrais do curso de Música será divulgado na próxima segunda-feira (6).
Cidade da Música
Para Marcus Barros, secretário de Educação de Barra Mansa, a notícia veio em boa hora e pode contemplar, inclusive, alunos da Escola Vocacional de Música do município. “Quando implantamos a escola vocacional de música, a ideia era dar longevidade a esses estudos, a esses garotos que têm especificidade na música”, comentou, lembrando que a administração municipal já ofertava a disciplina no Ensino Fundamental e buscou, em parceria com o Governo do Estado, um convênio para disponibilizá-la para alunos do Ensino Médio.
“Agora, com a parceria da Nova UBM, a gente tem a oportunidade de ofertar aos nossos alunos um ensino completo no ensino fundamental, médio e superior. Estamos muito felizes em poder oferecer isso à nossa população”, reforçou Marcus Barros. O secretário demonstrou satisfação ao saber que o processo de reconstrução do curso de Música da UBM é focado, também, no empreendedorismo – e não apenas na licenciatura.
“Fomos muito bem acolhidos pela Reitoria e, em uma de nossas conversas, ficou acordado que o curso teria um arcabouço que abarcasse não só a licenciatura, para que os alunos possam ter uma visão empreendedora também e trabalhem em outras áreas que estão no entorno do backstage, como produção musical e produção de eventos, por exemplo. Cuidar do universo da música, além de ser um músico”, finalizou Marcus Barros.
Para mais informações sobre as bolsas de Música para 2024 e sobre o programa ‘Eu, Cidadão Fluminense’, basta acessar o site www.ubm.br ou entrar em contato pelo telefone (24) 3325-0247.