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ORIENTAÇÕES DO NAC PARA PROFESSORES NO ENSINO REMOTO UBM
#PraTodosVerem
Nas imagens acima, há miniaturas das páginas da cartilha, produzida pelo Núcleo de Acessibilidade, para orientar os professores em relação ao desenvolvido das suas aulas remotas com os alunos deficientes, no contexto da pandemia da covid-19.
Para deficientes auditivos
- São disponibilizados intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos processos seletivos e aulas;
- Os intérpretes de Libras atuam em sala de aula, junto ao acadêmico surdo, acompanhando-o durante as aulas e em outras atividades, quando necessário, dentro do Campus como palestras, eventos e na sua formatura. Acompanha-o também em setores de acordo com a sua necessidade como: Central de atividades, Secretaria, Biblioteca, Coordenação de Cursos e outros.
Para deficientes visuais
Cegos
- Utilização do computador com Dosvox e NVDA(leitor de tela), da sala de AEE para fazer pesquisas na internet e, em sala de aula, pode optar entre registrar o conteúdo em Braille ou utilizar o seu computador com leitor de tela para acompanhar as aulas dos professores, pois são digitalizados os conteúdos que os professores irão utilizar, em formato acessível.
- Confecção de materiais em relevo de acordo com a necessidade do acadêmico;
- Oferta de orientação e mobilidade para o acadêmico, dentro da Instituição, para que seja independente em relação à sua locomoção.
Baixa visão
- Ampliação dos conteúdos para o acadêmico, de acordo com a necessidade;
- Utilização do computador da sala de AEE para pesquisas na internet, assim como as lupas eletrônica e manuais para fazer a leitura de conteúdos variados;
- Utilização do plano inclinado para a leitura.
Para acadêmicos deficientes físicos:
- Adequação de materiais didático-pedagógicos às necessidades do acadêmico;
- Adequação de recursos de informática: teclado, mouse e acionador;
- Utilização do plano inclinado para a leitura.
Para acadêmicos deficientes intelectuais:
- Oferta de um profissional de apoio durante as aulas e na sala de AEE;
- Adequação de materiais didático-pedagógicos, respeitando às necessidades do acadêmico.
Para acadêmicos com Transtornos Funcionais Específicos:
Dislexia
- Propomos atividades de aprendizado complementar, além de leitura, indicação de filmes, documentários e recursos digitais, para desenvolver habilidades com o objetivo de minimizar a sua deficiência;
- Leitura do conteúdo com o acadêmico;
- Elaboramos, junto ao acadêmico, um plano de estudo para que possa seguir uma rotina.
Discalculia
- Orientamos o uso do papel quadriculado para os acadêmicos que tem dificuldade em organizar as ideias no papel, permitindo que cada número esteja em um quadrado diferente;
- Leitura do conteúdo com o acadêmico;
- Incentivamos o acadêmico a ler os problemas matemáticos em voz alta, mesmo que não sejam problemas verbais;
- Incentivamos o acadêmico a desenhar figuras que representem os problemas que ele esteja resolvendo;
- Introduzimos novas habilidades a partir de exemplos concretos para que possa avançar para aplicações abstratas;
- Oferecemos um ambiente para estudar com poucas distrações, tendo somente o necessário em mãos.
Dislalia
- Solicitamos uma avaliação fonoaudiológica, além de exames auditivos e oftalmológicos periodicamente (anual);
- Promovemos a estimulação da percepção auditiva para que o acadêmico possa identificar e corrigir sua emissão de fonemas, sílabas, palavras e frases (aqui entra o gravador – sugestão acrescida).
TDAH
- Elaboramos, junto ao acadêmico, um plano de estudo para que possa seguir uma rotina;
- Incentivamos o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação;
- Oferecemos um ambiente tranquilo e com poucas distrações para estudar, para não prejudicar a concentração do acadêmico.